LANÇAMENTO DO BLOGUE ARQUEOLOGIA FAFENSE




Aqui chegado, dedico este sítio em linha a todos os jovens que contribuíram, durante mais de duas décadas, para a conservação das ruínas arqueológicas do Castro de Santo Ovídio, no âmbito de programas ocupacionais de Verão, (Escuteiros e O.T.L)

Tive o privilégio de, ao longo de muitas campanhas, orientar, com a colaboração esporádica de Carina Carvalho, centenas de jovens fafenses nos trabalhos de campo.

Estou certo que todos se lembram desses tempos… eu também não olvido a entrega e generosidade das raparigas e rapazes que se entregaram à nobre tarefa de cuidar daquele Património único no concelho de Fafe.

Personalizo esta singela homenagem na pessoa de Luís Mário Vieira de Castro, um malogrado menino, natural de Santo Ovídio, a quem o cruel destino ceifou a vida terrena no trágico dia 1 de Agosto de 2010.

Dez anos de saudade…

Quanto ao sítio “Arqueologia Fafense”, agora lançado, quero afirmar que vou desenvolve-lo com muito carinho, dedicação e saber adquirido durante quatro décadas da minha vida, dedicada, com maior ou menor intensidade, à Arqueologia.

Neste momento de natural satisfação, quero, também, vincar o meu profundo agradecimento a todas as minhas amigas e amigos, que reconhecem o meu humilde e tantas vezes incompreendido trabalho na defesa da memória colectiva de uma terra com seis milénios de História, que ocupa um lugar especial no meu coração de fafense adoptivo.

Jesus Martinho


“A HISTÓRIA É TESTEMUNHO DO PASSADO, LUZ DA VERDADE, VIDA DA MEMÓRIA, MESTRA DA VIDA, ANUNCIADORA DOS TEMPOS ANTIGOS”

Cícero


Algumas imagens dos trabalhos O.T.L. 2008/2009 nas ruínas arqueológicas do Castro de Santo Ovídio.












1 comentário:

  1. O meu sincero agradecimento pelo trabalho e dedicação que presta à memória arqueológica de Fafe e à comunidade. Enquanto amarantino, e fafense desde 2008, sinto uma pena e revolta enorme quando passeio no castro de Santo Ovídio e vejo-o desprezado. O poder político de Fafe deve sentir vergonha. Enquanto cidadão estou disponível para dar o meu contributo e para o que for necessário na sua conservação.

    ResponderEliminar