PONTE DE VIZELA um testemunho desaparecido

Ponte de Vizela
Foto de Henrique Regalo, 1983
Arquivo do Museu D. Diogo de Sousa, Braga

Conhecida por Ponte de Vizela, esta passagem sobre o rio homónimo localizava-se perto do CM - 1649 que parte da EN nº 207, entre Vinhós e Travassós.
A estrutura foi identificada em 1983, pelo Arqueólogo Henrique Regalo, durante o Levantamento Arqueológico do concelho de Fafe, realizado pela Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, com o patrocínio da Câmara Municipal de Fafe.

Trata-se de um "pontão ou poldra em granito. A base de apoio apresenta feição medieval, ou quando muito dos inícios da Idade Moderna. 
A passadeira, sem guardas, estava em bom estado de conservação", descreveu a arqueóloga Manuela Martins em http://www.geira.pt/arqueo/html/sitio51.html

O pontão foi inscrito na lista do Património Arqueológico no PDM do concelho de Fafe, em ratificação aprovada no Concelho de Ministros nº 92/94.

Em 2003 a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho foi novamente chamada pela autarquia fafense, para proceder à actualização do Levantamento Arqueológico de Fafe. 
Revisitado o local, verificou-se que o pontão havia sido totalmente destruído.

O velho "Avicella" perdeu uma importante passagem ancestral, um valioso património histórico. A arqueologia fafese ficou mais pobre.

Consta na revisão do Plano Director de Fafe (2014) como imóvel arqueológico desaparecido.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário